Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Continuando:

Enfiei os pés pelas mãos... Foi o meu primeiro pensamento...
Como dizer a ele coisas tão complexas? Não deixo que meus filhos tenham preocupações que não sejam da idade deles... mas há determinados momentos da vida em família que não podemos esconder tudo.
Então fiz oq qualquer mãe faria. Peguei-o no colo e o beijei. Disse que o amo e tenho orgulho por ele ser tão Maravilhoso, tanto qto pedi à Deus. E conversei com ele... Todos passamos por momentos para nos aprimorarmos espiritualmente. Às vezes porém passamos por momentos que não pedimos a ninguém, para que outras pessoas possam melhorar conosco. Qdo se tem demais não pensamos naqueles que têm de menos. Esbanjamos a comida pois não passamos pela dor da fome, não nos damos conta do quanto a família é importante pois não perdemos ninguém, não dizemos palavras doces pois não nos acostumamos a isso.
Há pessoas que em meio a grande miséria, tem sempre uma palavra amiga para outra em igual condição ou não. Aqueles que passam por privações têm o hábito de compartilhar...
Assim é a vida. Quando crescemos aprendemos a dançar conforme a música... Mas às vezes troca-se o rítmo mas continuamos com o passo errado... E às vezes conseguimos seguir certinho, sendo oq queremos ser, oq nascemos para fazer, sem ignorarmos que somos todos irmãos buscando sentir, saber, e buscando o nosso próprio ser.
Não tenho vergonha de dizer: sou observadora, mas não daquelas que só observam. Pretendo ser sempre ativa pois não quero ir a outro mundo levando comigo uma bagagem tão irrisória de conhecimento, e outra bagagem enorme de dúvidas. Tenho a certeza que não conseguirei as respostas sozinha, porisso pergunto a quem achar que devo. Não que eu vá aceitar qualquer resposta. Mas à partir dessas respostas farei a minha própria.
Abraços e beijos no coração de todos.

11 comentários:

H K Merton disse...

"Há pessoas que em meio a grande miséria, tem sempre uma palavra amiga para outra em igual condição ou não. Aqueles que passam por privações têm o hábito de compartilhar..."

Isso não explica o porquê de todo sofrimento neste mundo?

Não tem como negar: Quanto mais sofremos, mais aprendemos. É uma Lei da vida, assim como a Lei da gravidade, por exemplo.

Você é uma buscadora por excelência, e eu dou graças a DEUS por você ter surgido na minha vida. Suas palavras me comovem, me elevam, e, principalmente, me fazem ver que não estou sozinho. Há alguém mais que "vê" as mesmas coisas que eu.

Abraço na alma!

)O(Lua Nua)O( disse...

Sil,

Criei uma teoria de vida para mim mesma e já falei dela com meus filhos. É mais ou menos assim:

"Quando nasci vim com 2 malas: uma muito cheia de coisas que me propuz a cumprir. A outra vazia. Era vazia para que eu pusesse tudo de bom que eu fizer nessa vida. Alguém que fica no portão que passei para nascer me falou que eu só voltaria com uma das malas cheias. Então minha proposta de vida tem sido esvaziar a mala cheia e encher a vazia".

Se estou conseguindo, não sei. Sei que tento todo dia, e para isso uso outro artifício: "Penso que posso morrer a qualquer momento, então o que eu não gostaria de deixar por fazer? Preciso pedir desculpas? Preciso chamar aquele pedinte de volta e dar algo a ele, mesmo que eu já tenha (num momento de TPM) dito um belíssimo NÃO?!?!?! Beijar meus filhos? Dizer pro meu marido que amo ele? Rezar por um desafeto? Ou me colocar no lugar do outro numa hora de discussão?".

O bom da vida é ser uma incógnita... Assim temos sempre que estar vivos, atentos, observadores e professores e/ou alunos de nós mesmos.

Beijos grandes

)O(Lua Nua)O( disse...

Acredito que sobre filhos a melhor frase que nossa alma de mãe poderia traduzir foi falado por um homem... mas que homem.... Fernando Pessoa:

"Que, da obra ousada, é minha a parte feita. O por-fazer é só com Deus."

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.


Padrão III parte - Fernando Pessoa - http://www.revista.agulha.nom.br/fpesso03.html

se melhorar estraga disse...

Merton, não sei mais onde buscar, então achei que talvez a resposta esteja nas pessoas. Estou achando que se souber oq cada um tem como resposta verdadeira eu compreenda a minha própria. Percebo que minha busca talvez nunca chegue ao fim e isso me assusta. Não tenho medo de morrer e deixar algo sem fazer, como diz a Lua, mas medo de morrer sem saber se oq acredito é a verdade, e não uma grande mentira. As dúvidas são muitas e sempre existirão, mas a verdade para mim terá que ser desvendada. Sei que vcs me ajudarão e isso me deixa feliz de uma maneira que não dá para explicar. Apenas sei que achei o grupo certo. Abraço a todos.

Lua,
Amo essa poesia... Beijos.

Ebooker disse...

Olá Silvia... I'm back...

No meu ponto de vista, você está no caminho certo, pois olha para tudo que encontra, e tira o que lhe convém. Assim você cria a sua verdade. Com a SUA verdade, as respostas para tudo passam a estar dentro de você.

Eu sou muito observador, assim como você. Gosto muito de observar. E observando se avança, sem necessariamente precisar dar algum passo atrás para dar dois adiante.

Apesar do Merton dizer isto:

"Não tem como negar: Quanto mais sofremos, mais aprendemos. É uma Lei da vida, assim como a Lei da gravidade, por exemplo."

Podemos aprender da mesma maneira e na mesma intensidade, OBSERVANDO e usando um um pouco de empatia.

Gosto muito do provébio chinês que diz:

"O tolo aprende apanhando, o sábio aprende vendo o tolo apanhar."

Eu uso isto o tempo todo.

Bom, eu não creio em espírito no sentido literal, como já deve ter percebido, sou uma espécie de "estraga prazer" (involuntariamente) que surgiu simultaneamente nos blogs do Merton e da Lua(sou mesmo?), e foi se intrometendo nos blogs alheios. Mas entendo por espírito, no sentido aqui abordado, algo como uma espécie de maturidade da personalidade, da essência e do âmago, do ser humano. Logo, temos pessoas Há pessoas que em meio a grande miséria, tem sempre uma palavra amiga para outra em igual condição ou não, como você mesma disse.

Maturidade. Sim! Maturidade. Para entender e aceitar que nem tudo é como gostariámos que fosse, e outras coisas podemos fazer com que se tornem exatamente como gostaríamos que fosse. Mais que isso, estar preparado, saber enfrentar, e administrar os momentos de tempestade, sem perder a fé (como assim a fé, se outro dia mesmo eu concordava que fé é a falência intelectual?). Quando digo fé, incluo a certeza que se pode reverter a situação, seja qual for, ou no mínimo tirar proveito dela, pois se você parar pra pensar, TUDO, exatamente TUDO tem um lado bom.

Mas a maturidade a que me refiro, inclui também, saber aproveitar ao máximo uma ótima tarde de sol, sabendo que ela não será eterna.

É tudo uma questão de equilíbrio !!!

Um velejador, que não sabe a que porto que chegar, não pode se beneficiar do vento.

Grande Abraço Sílvia !!!

*adoro estas filosofadas da Lua... ela faz relações muito inteligentes !

Ebooker disse...

Ah... se acostume com comentários kilométricos de minha parte viu?


Grande Abraço Novamente!!!

Anônimo disse...

Oiiiii Linda!
Td bom? Brigada de ter lembrado di mim...=) Eh entaum jah toh com meu pequenininhu no colo sim, ele jah vai fazer um mes..hehehe...E vc como tah?! E vc tb nunca esqueça q Ti adoro viu?! se precisar di alguma coisa podi contar comigo tah?! Beijinhusssssss e fik com Deus!

se melhorar estraga disse...

Nossa! Vlad, me desculpe não ter comentado antes , mas meu blog acha que está congestionado...rsrsrs.
Primeiro: seus comentários são extremamente importantes, pois nos leva a reflexão.
Segundo: Quanto maior o comentário mais idéias são expostas, logo, mais reflexão.
E terceiro e último, gostei desse provérbio, mas de uma certa forma me angustia a idéia de ver pessoas sofrerem e apenas observar. Hoje sou mais tranquila, mas houve tempos, não muito longe, que pagava para não sair de brigas que não eram minhas. Adivinha quem "apanhava"? Pois é...
Ah! A Lua nos enche de sabedoria com suas palavras, mas vc e o Merton também.
Adoro vcs.
Abração.

se melhorar estraga disse...

Querida Carol!!! Te adoro!
Quero ver seu Bebê, nem falou o nome né?
Bjs aos dois.

Anônimo disse...

Acho que foi um dos posts mais sábios que eu já li na minha vida...

Anônimo disse...

Sílvia!

O trecho que começa em "Todos passamos por momentos para nos aprimorarmos espiritualmente(...) até (...) não dizemos palavras doces pois não nos acostumamos a isso" fala de uma verdade tão profunda que chega a doer.

Nestas últimas noites, nas quais tenho a insônia por cia, fiquei feliz por ter encontrado textos tão bons na net.

É reconfortante saber que existem várias pessoas buscando aprimoramento, cada uma a seu modo.

Acredito que a gente não precisa enfiar a mão no liquidificador ligado p/ saber que machuca. Podemos aprender com quem já fez isso e se machucou.

Por isso, quando vejo/leio experiências/opiniões como as suas, procuro utilizá-las de forma prática na minha própria jornada.

Obrigada!

Att.

Cris