Powered By Blogger

domingo, 19 de novembro de 2006

Distanciamento...

Em minha angustia chamei a Deus...

Nenhuma comida que chega ao meu estômago silencia depois...
Tenho dores fortes que me fazem sentir impotente, falta de ar, náuseas sem vômito, dores de cabeça e costas.
Isso dura há 3 meses mais ou menos... mas houve dias calmos em que não senti nada , nem mesmo uma dorzinha que me lembrasse a romaria em consultórios médicos.

Há três meses e meio quando comecei a sentir dores fortes foi tratado como gastrite pelo médico que me atendia. Essas dores já me incomodavam há alguns meses mas em menor escala.
Estava lendo uma revista naquele dia sobre a doença que havia matado o ator Irvin São Paulo, e hospitalizado Glória Maria do Fantástico. Ambos tinham desenvolvido um quadro de Pancreatite por causas adversas mas segundo a revista os sintomas eram os mesmos.
Eu então percebi que alguns dos meus sintomas eram iguais aos deles.
Cheguei em casa naquele dia e fui direto ao pc pesquisar sobre a doença.


Á noite cheguei ao hospital e diante de um plantonista incrédulo pedi que fosse feito um exame de sangue que detectasse mal funcionamento do pâncreas. Ele me perguntou o que eu estava sentindo para que temesse tal doença. Seguiu-se um questinário sobre meus hábitos, tipo se eu bebia, fumava, fazia uso de drogas, etc...
Ele me olhava como se olhava uma louca e após me examinar disse que pediria o exame só para que eu ficasse mais tranquila, mas tinha certeza que era tudo uma grande bobagem.


Três horas depois o exame chegou... O resultado era um enzima chamado Amilase que estava sendo expelido pelo Pâncreas. O normal era tê-la no sangue em 90 U/L, no meu exame estava 258 U/L.
Fiquei 3 dias internada para exames e em observação, sem contudo o médico ter certeza que eu estava com Pancreatite.
Três médicos me visitaram e um deles me pediu para fazer exames de urina e sangue que detectava substâncias como alcool e outras drogas no organismo. Achavam que poderia ser que tivesse tomado algum desses comprimidos vendidos em baladas, como "ácidos" e "balas".

Seguiu-se outro questionário...

Mais 3 horas e o exame estava ali sem alteração alguma, a não ser a amilase.

Depois segue-se um emaranhado de suposições sobre ter ou não ter Pancreatite... e uma dieta dizendo o que poderia comer ou não.

Finalmente um médico me diz que esse enzima pode ser alterado também em casos de tumores.
Agora na terça- feira farei um exame para ver se detectamos algo.

Não tenho vontade de sair de casa, de atender ao telefone ou de conversar. Estou aterrorizada pois nunca me ví precisando de outras pessoas, mas sempre eram os outros que mais precisavam de mim.

O Lucas abriu a Bíblia que eu nem me lembrava mais onde estava e me trouxe para ler... Isso foi logo depois que pedi a Deus que me enviasse uma Luz e me mostrasse o caminho...

SALMO 107...

http://www.tiosam.com/Biblia/index.asp?livro=19&capitulo=107

Pensei então no Felipe, tão questionador...
Pensei em meu marido, Alexandre que se diz ateu...
Pensei no Vlad, tão cético...
Pensei no Merton que desvendou o caminho...
Pensei na Lua tão ciente de suas convicções...
Pensei no Chico e na citação que fez em seu poema... família.
Resolvi contar o que se passava o porquê de meu silêncio.


Me senti sem rumo, sozinha... Mas nunca estive sem rumo, nem só... Apenas parei e pensei caminhar.
Me lembro agora do trecho de um texto, Pegadas na areia:
"Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento.
Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas.
Foi exatamente aí que te carreguei nos braços."

http://www.intercities.com.br/carpediem/textos/pegadasareia.html

Estou caminhando, enfim!!!!

Beijos no coração de todos.

12 comentários:

)O(Lua Nua)O( disse...

Vim toda feliz te contar que finalmente reabri um blog antigo, só poemas e pequenos contos que escrevo.

Vim te dizer que postei lá Affonso Romano de Sant'Anna, porque lembrei de ter te prometido um dia fazer isso num outro espaço e não aqui no seu.

Vim matar as saudades do seu silêncio e descobri o porquê dele.

Vim fazer um monte de coisas, só não contava que também vinha chorar com você (COM você e não DE você). Não pense que é de pena, foi apenas emoção por ter visto meu nome entre os que te são mais queridos.

Olha menina, sei que as doenças nos humilham, nos fazem sentir absolutamente só. Sei que elas nos trazem dúvidas tão profundas que passamos até a duvidar da nossa fé. Mas posso te contar um segredinho meu?

Eu ia contar aqui, mas ia ficar algo imenso, decidi escrever parte da minha história lá no Lua.

Nos faça um favor?

Abre este blog: Alma Indecente e vá ouvindo a música enquanto lê o Lua Nua, ok?

O Alma é a alma da Lua Nua

Beijos grandes.

Alma disse...

Um pedaço da minha alma te espera no Alma Indecente.

Beijos

Ebooker disse...

Olá Sílvia!

Fiquei feliz com seu retorno, eu pensava que estava viajando e por isso andou ausente.

Já que lembrou de mim, tão cético, e por minha natureza, "sem fé", digo-lhe que tenho uma visão diferente das coisas. Tudo tem um lado positivo, não necessariamente bom, mas positivo sim.

Eu poderia explicar ou ao menos tentar explicar o que estou dizendo, mas o texto que a Lua deixou pra você no blog dela é perfeito.

Olhando o que ela passou e o que ela é, fica claro entender o que estou dizendo.

Hospitais tendem a deprimir mesmo, isso é natural, eu fiquei 9 dias em um, quando sofri um acidente automobilístico. E acredite, doeu muito, muito mesmo, eram fraturas pra todo lado, dedos das mãos e pés, punho, braços, tornozelo, luxações (doem mais que fraturas) nos dois fêmures, cravícula, e uma maldita rachadura na bacia. Visto que o carro teve perda total, eu estava sem cinto de segurança, saí no lucro. Embora tenha tido fraturas diversas, não perdi uma única gota de sangue, mas de imediato, não pensei assim pois minha roupa e corpa esta suja de sangue, mas era sangue de outro ocupante. Depois disso, foram 2 meses sem ficar em pé e 3 meses sem andar. Depois de 8 meses comecei a andar normalmente, sem mancar. Acredite... se fosse pra passar por tudo de novo, eu passaria...

Eu torço pela sua recuperação total (oque pode não fazer efeito algum, mas saiba que estou torcendo), e pelo controle do excesso da amilase, mas eu sei, e é fato, que você vai sair disso mais forte do que entrou.

Abraços Sílvia !

Anônimo disse...

Sílvia!

Desejo toda paz e harmonia que vc precisa para esse momento.
"Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize"...(João, cap.14).

Num período muito complicado da minha vida, a leitura do Salmo 91 inspirou meu coração. É o meu preferido até hoje...

Vou deixar aqui, pra vc, de todo coração, minha parte preferida desse Salmo. Espero que tbém inspire sua força:

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,para te guardarem em todos os teus caminhos.Eles te sustentarão nas suas mãos,para que não tropeces com o teu pé em pedra".

Estou na torcida...a teia sempre ajuda!

Bjos

Cris

Anônimo disse...

Postei como anônimo aí em cima, saiu errado...
Bjo
Cris

)O(Lua Nua)O( disse...

Andei conversando com El Bigodón sobre amilase... Ele sugeriu um ultra-som de abdomen superior para ver vesícula, pâncreas, baço e etc, ou total que também vê útero e ovários (particularmente prefiro ver logo tudo de uma vez).

Fica calma.... que a quantidade de amilase não é assim tão alta como imaginamos.

Ele disse que os níveis de amilase para pancreatite aguda costumam ser acima de 400, mas apenas "costumam" pq em medicina nada é fixo e certo. Também existem pancreatites crônicas com níveis normais ou pouco elevados de amilase.

Qualquer processo inflamatório pode aumentar essa enzima. Como: lesões inflamatórias das glândulas salivares, como parotidite, apendicite aguda, prenhez tubária rota, úlcera péptica perfurada, trauma pancreático, obstrução intestinal, queimaduras, doenças do trato biliar, traumas e uso de um grande número de drogas como morfina e derivados.

Ou seja... agora é pesquisar mesmo.

OBS 1: Quando contei seu caso, ele respondeu que pode ser por qualquer motivo, inclusive cálculos da vesícula. Dá uma pesquisada nisso, ok.

OBS 2: A formação do El Bigodón é cirurgia geral, atualmente trabalhamos com ultrassonografia.

Boa sorte nas pesquisas, aguardamos notícias.

Beijos de novo

se melhorar estraga disse...

Lua!

Fiquei feliz por ter se lembrado do texto, mas fiquei mais ainda feliz e emocionada por ter compartilhado comigo e com todos uma parte de sua vida que com certeza me trará forças venha o que vier.
Aparentemente já está descartado a pedra na visícula.
Farei outro ultra-som total do abdomen amanhã, mas estou confiante e seja lá o que Deus quiser farei tratamento certinho, já que eu não sou destas que seguem a risca tratamentos.
è engraçado pois sou assim comigo mas com os outros me lembro de dar remédios, levar ao médico no dia certinho, etc...
A música que ouvi no Alma, é linda...
Obrigada por sua amizade... e por seu carinho...


Vlad,

Vc tem razão quando diz que tudo tem os dois lados. Algo de bom vai sair de tudo isso, e vou gritar para que todos saibam o que aprendi ao passar por mais essa.
Obrigada a vc também por ter compartilhado de sua experiência, que realmente não deve ter sido fácil, pois deve ser horrível não poder andar, e ir onde e quando bem se quer... nem que seja temporariamente.
Bjs no coração.


Cris,

Esse Salmo, 91 é um dos meus preferidos. Nos diz que estamos protegidos e nos inspira proteção...
Linda Cris, jamais poderei pagar a vc e a todos pela força e amizade...

Bjs no coração.

H K Merton disse...

Todas as vezes que venho aqui me sinto meio triste... Porque me sinto incapaz de traduzir nas palavras o quanto a admiro.

Um milhão de abraços!

Anônimo disse...

Fazia tempo que eu não vinha aqui Sílvia. E eu sinto falta do seu blog.

O que posso dizer sobre o que você escreveu é: tenha força e fé.

Eu há muitos anos descobri que tenho um sistema digestivo fragilizado... tenho gastrite crônica, já tive úlcra gástrica, esofagite, esse ano tive que fazer uma cirurgia pois sem ela ou remédios eu poderia desenvolver problemas no esôfago...

E tudo isso antes dos 25 anos.

Eu achava injusto que tanta gente que toma cerveja toda semana, fuma, come porcaria nunca sentia um mal estar enquanto eu sofria e me policiava.

Mas conviver com minha noiva me fez perceber que talvez tudo isso seja uma prova pra mim.. que eu precisasse passar por tudo isso...

Hoje eu to bem melhor. E você também vai ficar, confio nisso.

)O(Lua Nua)O( disse...

Cadê notícias da Menina Sil?

Por aqui ou por mail, mande qualquer coisa, inclusive sinais de fumaça, ok?

Beijos

se melhorar estraga disse...

Merton, obrigada...


Guliver, sinto falta quando não aparece também... Obrigada pela força.

Lua... vc já sabe o qto te adoro, né?

Bjs no coraçao de todos, e de antemão digo que no exame que fiz não deu nada de difícil tratamento, como um ´dos médicos imaginou em voz alta...
Tenho uma pedra de 1 cm na vesícula o que explica a dor insuportavel a que passei e a taxa de amilase altíssima.
Essa pedra não havia dado o ar de sua graça em outros exames, e o médico que fez o exame ficou impressionado por esse fato...rsrsrs.
Obrigada a todos... por mais que agradeça, vcs jamais saberão o quanto fizeram a diferença nessa semana de angústia.
Devido a um falso alarme, entramos em desespero aqui em casa... mas mudando de médico, mudou-se tudo.

Beijos, beijos e beijos...

Anônimo disse...

estou passando por um problema parecido c meu marido e ler o q vc escreveu
obrigada por dividir, compartilhar o q vc passou