Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Á você, Fulana e Ciclano...

Muitas vezes o povo é egocêntrico, ilógico e insensato...
Perdoe-o assim mesmo.
Se você é gentil, o povo pode acusá-la de egoísta, interesseira...
Seja gentil assim mesmo.
Se você é uma vencedora, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...
Vença assim mesmo.
Se você é honesta e franca, o povo pode enganá-la...
Seja honesta e franca assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra...
Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz, o povo pode sentir inveja...
Seja feliz assim mesmo.
O bem que você faz hoje, o povo pode esquecê-lo amanhã...
Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante...
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que, no fim das contas, é entre você e Deus.
Nunca foi entre você e o povo.

Madre Tereza de Calcutá.
************************************************************************************

Às vezes em casa, em algumas únicas horas que passo sozinha, isto é, sem um ser humano para conversar, em minhas meditações lembro de coisas que já passaram e me fizeram muito mal e levaram tempo para cicatrizar... ou talvez jamais tenha esquecido, ou não me lembraria, não é?
Hoje, sendo um desses dias fatídicos, lembrei desse texto que em uma época me fez tão bem...
Houve uma época em que em minha gentileza, as pessoas confundiam com sentimentos que não faziam parte de mim naqueles dias, a não ser o sentimento da própria gentileza...
Então, deixava de ser gentil e me tornei dura, incapaz de demonstrar qualquer tipo de sentimento de amizade para com os outros. Mas não era com todos...
Era um tipo especial de pessoas... Aquele tipo egocêntrico, insensato, ilógico...
Depois, mais tarde aprendi estudando meus sentimentos que eu era uma dessas pessoas, egocentrica, insensata e ilógica... Tornei a ser Então a pessoa gentil que tanto escondi sob uma máscara rude e dura.
Sempre tive muitos "amigos"... Mas hoje sei diferenciar amizade verdadeira da interesseira... e são muitas as pessoas que se aproximam intimamente desejando o mal alheio, e exteriormente nos faz elogios e nos dispensam atenção.
Às vezes me pergunto, e não é raro me fazer essa pergunta, porque fulana ou ciclano possui tanta inveja de minha família, sendo que não temos nada a mais comparados a essas pessoas. Não somos seres dotados de infinita sabedoria, não esbanjamos, ao contrário, somos conscientes e só temos o que precisamos.
Ah, sim... Em minha casa temos paz, e somos felizes em família e em sociedade...
Somos uma família que busca juntos o que a maioria prefere buscar separados...
Mas se ando de ônibus, falam porque ando de ônibus sendo que tenho carro...
Se vou de carro, acham que eu me acho...
Se ando a pé, falam ... o que mesmo? Bom nem lembro...
Resolvi que não vou trabalhar fora por algum tempo.
Estou abrindo as portas para amigos e familiares, pois preciso do amor que isso envolve.
Jamais essas fulanas e esses ciclanos entenderão o que vem a ser isso...
Jamais deixarei novamente de ser e acreditar no que realmente sou e acredito...
Vou recomeçar e reaprender o que já sei mas está esquecido em meu mais profundo poço, aquele que cavamos durante a vida para que ninguém saiba oque tem dentro.
Vou aprender coisas novas, vou ler, ouvir música, brincar com minha cachorra Laika que acha que sou a mãe dela... e fazer cócegas nos meus filhos até a barriga doer... e Amar minha alma gêmea, meu marido, mais até do que sempre amei...
Talvez você fulana, e você ciclano me queiram mal por isso tudo, mas perdem tempo...
Deveriam ver que para mim foi-se o tempo de mudar para ser como vocês queriam... Sou assim... Talvez ainda melhore mais, mas piorar sei que se torna impossível para mim.
Talvez eu seja realmente louca, pois acredito em coisas que vocês ignoram, e nem imaginam... Talvez eu não faça parte da medíocridade de seus pensamentos, não que os meus pensamentos sejam mais elevados..., mas eu tento não pensar em fazer mal, falar da vida alheia, reparar em situações que não fazem parte da minha vida pessoal.
Se eu puder ajudar em alguma coisa, me procurem...
Caso contrario, me apaguem da memória...
Não chorarei mais e nem me perguntarei o porquê de certas coisas serem assim... apenas aceitarei... sem ressentimentos.
Pelo menos vou tentar.

6 comentários:

Ebooker disse...

Olá Silvia!

Esse texto da Madre Tereza é realmente impactante e reflexivo. Já o conhecia e gosto dele também. Ela só peca em um ponto, ao dizer que "é entre você e deus".

Eu prezo pela ética, uma vez que prefiro fazer o bem, sem prêmios de algum ser fantástico, ou por medo de punição.

Acho que o ser humano é o único capaz de de mudar a realidade, e o único que pode ajudar a sua espécie. Fato facilmente comprovado, basta você estender a mão a quem precisa e verá isso. Você sabe disso, claro.

Eu já tive uma Layca em minha vida. Ela morreu. Me bateu uma certa saudade... mas enfim.

Eu sou da opinião que amigos, se adquire menos do que se pode contar nos dedos das mãos, isso durante um VIDA inteiro.

Adoto o seguinte método, há anos: me acrescente algo? Procuro ter por perto. Não acrescenta nada? Sou indiferente. Me subtrai? Mantenho distância.

Parece frio? Pode ser. Mas me incomoda muito o fato de uma pessoa não lhe acrescentar nada, e ainda lhe subtrair algo (atenção, tempo, carinho, etc...)

As pessoas se surpreendem,outras não acreditam, mas fato, é que não "quebro a cara" faz anos. E nem me lembro quando foi a última vez que isso ocorreu. Sabe... a natureza humana deixou de me surpreender já faz algum tempo.


Grande abraço !

Ah... parece que você é professora de Yoga, poderia me dizer se ela tem algum objetivo ou pelo menos traz algo além de flexibilidade e aumento do poder de concentração? Ela está ligada à alguma coisa com relação a "espírito"?

Novamente... abraços !

se melhorar estraga disse...

Olá Vlad...
Me desculpe ter demorado a responder mas onde estava não tinha Pc.
Já houvi várias explicações ao longo de 10 anos, sobre Yoga.
Tipo se vc praticar vc emagrece...
Se vc praticar vc fica zen...
Se vc praticar vc se cura...
Se vc praticar vc desenvolve o espiritualismo... (entre outras).
Para mim, e de acordo com tudo oq aprendi, digo sempre que a Yoga (Hatha, a Yoga que pratico), restabelece a estabilidade mental do praticante, revertendo o processo de doenças psicossomáticas. E isso só se consegue ensinando a controlar seu proprio corpo, oq exige o controle da mente.
A maioria das pessoas não querem receber qualquer tipo de ensinamento sobre espiritualismo em aulas práticas e nem podemos misturar as coisas, oq talvez para nós seja até bom, uma vez que influenciamos as opiniões das pessoas mesmo sem querer.
Porque vc não escreve para a Self na Califórnia? Se quiser vejo o endereço para vc. Tenho certeza que vc gostará muito dos ensinamentos pois abrange muuuuuuiiiittttooo!

Bjs no coração.

Anônimo disse...

Oi, Sílvia!


Acho o texto da Madre Tereza muito lindo e consolador p/ quem já sofreu com falsos amigos. Me ajudou em alguns momentos complicados.

Sobre suas impressões, me identifiquei bastante. Porque parece que aquele chavão "felicidade incomoda" é mesmo verdadeiro.E infelizmente tem muita gente preocupada com a vida alheia.
Após me dar mal 4.598.678 vezes :P, creio ter aprendido. E já não confio tão facilmente nas pessoas.Utilizo o princípio da presunção da inocência invertido: "Todo mundo é culpado, até provado em contrário". Parece um pouco radical, mas é bem seguro.

Se bem que não sigo isso sempre, com todas as pessoas...pois lá no fundinho do meu coração tem uma vozinha que me diz que certas pessoas são boas.

Ah, isso que vc disse sobre Yoga aí em cima...Fiz um comentário no blog do Merton antes de ler aqui, bem sobre isso (qdo puder dê uma olhadinha)...

Pensei que a Yoga era, antes de qq coisa, uma prática espiritual... e que usá-la apenas como forma de controle físico-mental era algum tipo de desvirtuamento do contexto original, sabe?

De qq modo, meu irmão ficou bem melhor depois que começou a praticar.

Bjos, boa noite e boa semana!

Ebooker disse...

Obrigado pela atenção Silvia, mas eu acho que no meu caso, precisaria de uma experiência prática mesmo.Até mesmo que meu inglês no momento se limita à leitura e olhe lá, o que torna inviável a possibilidade de eu escrever para a Califórnia.

Aqui onde eu moro tem uma academia onde tem aulas de Yoga, mas me parece algo voltado mais pra esporte, equilibrio, flexibilidade, alívio de estresse, coisa parecida. Acho que é algo associado, pois pelo que percebi pela visão da academia, as pessoas vão lá e exercitam o corpo, então alguém pensou em oferecer algo para exercitar a mente, coisa mais rara de se encontrar. Diga-se de passagem, foi uma boa idéia.

É impressão minha ou a Yoga tem várias ramificações assim como a meditação?


Obrigado pela atenção mais uma vez !

H K Merton disse...

Linda Silvia,

É mais fácil invejar do que tentar fazer igual. Isto é, se alguém é feliz, ao invés de tentar aprender como, já que eu ainda não consegui o mesmo sucesso, eu simplesmente a odeio, e invejo.

Mas eu não preciso lhe dizer que só tem uma "arma" 100% eficaz contra a inveja. NÃO RETRIBUIR MAL COM MAL! Quando alguém te inveja ou odeia, e você não odeia de volta, as flechas disparadas viram cinzas. Já experimentou orar por alguém que lhe quer mal? Se não, experimente! O efeito é indescritível, é como "tirar com a mão" toda aquela negatividade.

Achei profundamente verdadeiro quando você diz: "Vou começar a reaprender o que já sei, mas está esquecido no meu mais profundo poço" - Viver é exatamente isso: Reaprender o que já sabemos, todos os dias. Persistir na prática das coisas que são boas pra nós, senão acabamos enveredando por uma via escura, destrutiva, até porque é mais fácil...

Um grande, gigante abraço pra você!

Anônimo disse...

Obrigada pelo recado em meu giga!!!
Muito legal o teu blog...
Eu adoro Legião, o Renato pra mim é como um mestre! Ele era super inteligente, e muito à frente das pessoas de seu tempo...
A música também marcou o meu namoro com o menino da foto, que também é o meu melhor amigo...