Powered By Blogger

terça-feira, 31 de outubro de 2006

Dia das Bruxas***

O dia das bruxas no Brasil não é tão comemorado quanto deveria ser... É um dia em que as crianças do interior, pelo menos, se divertem mais que no carnaval, e mais até que no próprio aniversário.
Ontem a escola de meu filho Lucas de 6 anos, me avisou que haveria a comemoração hoje, e que as crianças que quisessem poderiam ir fantasiadas. Ora! Quem é que não iria querer ir?
De preferência com uma fantasia bem assustadora...?
Levei meus filhos à uma loja especializada em fantasias e nos divertimos ali. É incrível como se pode ficar algum tempo sem fazer nada, apenas olhando máscaras e roupas.
Comprei 3 máscaras, dessas emborrachadas, e feliz do meu bolso, nenhum deles quiseram a roupa completa, que custava a bagatela de R$ 40,00 cada. Somente a máscara, paguei R$ 6,50 cada, e aproveitamos a promoção de cetros cadavéricos e foices que havia na loja: R$ 4,50 cada.

Á noite fomos ao clube e o Lucas com a máscara do Pânico e com aquela foice assustava a todas as crianças, principalmente as meninas, que gritavam e corriam com ele atrás... Foi muito interessante a cena...

Hoje aconteceu a mesma coisa na escola, quando ele chegou à sala todos gritaram e ele se sentiu, deu para perceber, o senhor de tudo, principalmente das meninas... hehehe.
O Lucas está em uma idade meio que egocêntrica, eu diria.

Faz perguntas diretas, pensa sobre as coisas mais duvidosas, e tem vontade própria. Por isso mesmo segundo as professoras que teve, não era tão popular com outras crianças.
A atual professora, é tão direta quanto ele... Há um tempo me chamou e foi taxativa: "... traga um saco de pirulito, balas ou bexigas, para que o próprio Lucas distribua aos colegas de classe. Isso servirá como meio de fazer amizade."
Então, é isso! Comprei a amizade dos coleguinhas por sacos de pirulitos e bexigas de R$1,99 cada.

Agora é o menino mais popular da escola. As crianças o escutam quando fala, com aquele ar de respeito e olhos arregalados de surpresa.
Só para você saber vou lhe contar uma das pérolas do Lucas:
" Estávamos procurando um canal de Tv para assistirmos, quando o telefone tocou e fui atender. Ele continuou a procurar e parou em um programa evangélico, bem na hora em que um pastor dizia que se você precisa de algo peça a Deus que Ele te dará. E ele ficou muito impressionado com o que veio depois. Uma mulher dava depoimento contando que estivera desempregada, doente e sem dinheiro mesmo para comida. Mas pediu e pediu e Deus a ouviu.
Hoje ela tem 2 carros na garagem, uma casa com piscina, e todas as contas pagas.
Aí veio a pergunta de meu pequeno: Se Deus sabe sobre tudo, até meus pensamentos, como é que todo mundo precisa avisá-lo que PRECISA de alguma coisa?
Não sou religiosa, quer dizer não frequento a igreja, mas de acordo com as dúvidas vou respondendo como eu acredito que seja. Então sempre respondo de acordo com a minha verdade pessoal, o que não é nenhuma garantia que seja a realidade. Mas é claro que desde o Felipe que já tem 15 anos, eu aviso que EU ACREDITO que seja assim ou assado, mas VOCÊ pode acreditar em outras respostas também...

Mas enfim, o que responder a uma pergunta que eu mesma já me fiz algumas vezes?
Tenho muita fé em Deus, mas não acredito que ele possa perder tempo me dando um carro, uma casa, ou dinheiro para as contas. Sempre procurei a paz espiritual, dizimar maus pensamentos, acabar com sentimentos como ciúmes, raiva, rancor...
Sempre acreditei que se trabalhasse e fosse organizada, teria um carro, uma casa, e dinheiro para as contas, e não que Deus me daria tudo. Pois se assim pensasse, jamais sairia de casa deixando três crianças com estranhos, para ganhar o pão de cada dia e ajudar nas despesas da casa.

Mas ele queria saber porquê é necessário pedir, se Ele já sabe de que precisamos...
Eu infelizmente divaguei sobre a necessidade de que todos temos, inclusive Deus de ouvir o pedido de ajuda, e ainda (aí enfiei os pés pelas mãos) a necessidade que se faz de perceber se a pessoa que precisa merece ser ajudada.
Então ele olha para mim e muito chateado diz: Ah!´Essas pessoas que moram naquele país que passa fome (Etiópia) Não devem merecer ajuda Dele, né?

Assim, Se alguém puder me ajudar a consertar... por favor, sintam-se à vontade.

15 comentários:

A Minha Busca disse...

Silvia,
Você tem um estilo diferente de ser igual a mim.
Assim como me vejo no Merton eu me vejo MUITO em você.
No Arte das Artes eu sou mais um Buscador e aqui, eu sou mais um Pai, Filho, Família.
Adoro o que você escreve.
Desculpe-me por não ter dito isso antes.
Esta semana vou me organizar e reservar tempo para o velho e o novo na minha vida.
Você faz parte do novo na minha vida. Me ajuda a ser o que eu sempre fui, mas escondia.
É muito bom viajar nas suas palavras e navegar nos seus sentimentos.
Continue escrevendo. Não mude muito.
Se melhorar estraga.
Beijo,
Chico

A Minha Busca disse...

Sobre o seu post eu diria que:

ELE sabe tudo que você precisa.
Mas quem precisa saber o que quer é você mesmo.
Por isso é preciso externar o que se pensa e quer.

Quando sabemos o que queremos, já podemos fazer alguma coisa e não ficar só esperando.

Quantas vezes você já não olhou para o seu filho, sabia o que ele queria, mas nada fez.
Ficou olhando o que ele conseguia fazer sozinho.
E não fez mais por ele porque ele não pediu.
Porque ele não pediu.

Sobre as crianças da Etiópia, elas estão lá para que muitos que REALMENTE PODEM fazer alguma coisa por elas façam, e não pensem só em acumular riquezas.

Elas estão lá por vários motivos que não sabemos exatamente quais.
Mas não estariam passando fome, se muitos bilionários e países ricos, dessem a elas o que elas precisam.
Se deixassem de gastar com a guerra e passassem a gastar com comida.

Essas crianças não estão lá porque Deus quis, mas porque muitos homens permitiram.

É uma sugestão de raciocinio.
E uma parte do que eu penso.

Fica com Deus. Ou melhor.
Não fica, não.
Vá ao encontro dele.

Abraço,
Chico

Ebooker disse...

Ainda ontem, 31/10/06, eu estudava em na matéria Antropologia (coisas da faculdade), e achei muito interessante o processo de amadurecimento do ser humano, principalmente no período da adolescência, que é onde se forma o caracter o ser adulto. Embora no adolescente seja tudo tão efêmero, é possível perceber o tipo de ser humano em que ele vai se tornar, quando adquirir plena maturidade, o que não tem nada haver com idade, diga-se de passagem.

Esta pergunta que o Lucas fez, eu gosto muito de fazer aos meus amigos teístas (gosto deles, longe de mim, discriminar alguém, por ter fé em X ou em Y).

Se tem um mendigo passando fome, na calçada da sua casa casa, e você o vê, e pode ajudá-lo, é necessário ele se humilhar e pedir sua ajuda, em troca de um simples pedaço de pão? Só de olhar para o pobre homem você já sabe da situação que ele atravessa, então, o fato de esperar que ele se humilhe, não seria para se sentir "superior", ou seja capricho próprio?

Não sei a sua reação ao ouvir a pergunta, mas acredito, que assim como eu, no caso de ouvir um filho questionar o até então "absoluto", me sentiria, orgulhoso.


Obrigado pela visita, e pretendo voltar aqui mais vezes também !!!


Grande Abraço, Silvia!

)O(Lua Nua)O( disse...

Somei o comentário do Chico ao do Vlad e saiu algo mais ou menos assim:

Acho que as pessoas como da Etiópia existem, não para se humilhar a pedir, mas para mostrar que se o ser humano não pensasse só em si essa miséria não existiria.

Meu pai sempre falava que caixão não tem gavetas para guardarmos os bens terrenos quando morremos. Aprendi isso com ele e quando vejo quem reúne fortunas às custas da miséria alheia, penso que morrerá (espiritualmente) mais pobre que um etíope.

Não pense que errou na resposta dada ao seu filho, as mães nunca erram quando respondem sua verdade.

Beijos grandes

se melhorar estraga disse...

Oi Chico!
Acho realmente que minhas palavras são as vezes incoerentes. Não gosto de misturar as coisas, mas sou mulher (hehehe) e acabo tendo que contar outras coisas para chegar no ponto. Isso é um defeito que não consigo reprimir...

Quanto às crianças da Etiópia, concordo com vc e acho que Deus coloca as vezes algumas pessoas em diferentes situações para que possamos aprender como vivemos, e aprendermos a empatia que considero um dom que todas as pessoas deveriam possuir, para que ajudassem aos outros de coração aberto.
Obrigada pelas palavras e
Bem vindo à minha casa, Chico. Bjs.

se melhorar estraga disse...

Olá Vlad.
Hj pude ler quase todos os seus posts, e amei. Chamei meu filho Felipe para ler tbém pois ele se interessa muito por respostas diferentes.
Tenho muito orgulho de meus filhos, pois não se contentam com uma só resposta, pois me testam sempre com perguntas diferentes mas com o significado semelhante.
Todos me perguntam por que vou à casa de minha mãe fazer faxina. Os outros não vão por que ela não pede. Mas minha mãe tbém não me pediu nunca... Eu sei que é necessário fazê-lo. Apenas vou...
Quando ajudamos alguém, por exemplo esse mendigo que está sentado na calçada, em frente a minha casa... Ajudamos por empatia, ou não? Penso sempre que poderia ser eu, um filho ou um irmão longe de casa passando por dificuldades e fome.
Posso estar errada, afinal tenho dúvidas e só estamos certos quando nos sentimos seguros das respostas. E às vezes não...

Bjs e obrigada pela visita.

se melhorar estraga disse...

Melanie, querida...
Obrigada por me dizer que "as mães nunca erram quando respondem sua verdade".
Vc me conforta com suas palavras.
Bjs.

H K Merton disse...

Eu acho que em pleno século 21 ainda existem pessoas e países em situação como a da Etiópia por culpa exclusivamente do nosso(seres humanos) egoísmo, e não por decreto divino. Está tudo em nossas mãos.

Sobre o rumo que essas pseudo-igrejas evangélicas andam tomando... Acho lamentável. Uma vez levei minha filha numa Igreja Batista (que eu sempre achei bem mais séria), porque ela andava me perguntando sobre Jesus e a Bíblia. Chegando lá, o pastor mandou ela ir brincar com as outras crianças e me convidou a participar da reunião (era uma 4a feira, dia de reunião). Então ele me perguntou: "Do que você está precisando, irmão? Procurando emprego, harmonia no relacionamento, quer um carro novo?..." Ao que eu respondi: "Não, nada disso, eu só vim buscar a Deus. As outras coisas vêm por acréscimo". O momento seguinte foi muito constrangedor. O tal "pastor" não sabia o que responder, tão acostumado estava com esse nosso paradigma materialista, que infelizmente contamina até as religiões. Lógico que eu concordo que o $ é necessário, e tudo mais. Mas, se você está indo numa igreja para procurar por dinheiro e sucesso profissional, alguma coisa está muio errada.

Olha só. o Amor que você sente por seus filhos é exatamente o tipo de Amor a que eu tentei me referir no meu último post. Por falar nisso, amo você!

Anônimo disse...

Bom.. eu também não sou religioso, mas acredito em Deus.

E pra mim um Deus não deve ser alvo de adoração, e sim de agradecimento.

"Pedir" a Deus, não é desrespeitar a onisciência dele... é estar em uma hora de necessidade e precisar... é mostrar que se têm fé... um pouco do poder de Deus na gente é a fé que temos... e como diz o provérbio, a fé remove montanhas.

Mas também há a forma de pedir e o motivo de pedir... às vezes sofremos porque precisamos... e devemos ser gratos a Deus até pelos problemas que enfrentamos e que nos engrandecem...

Enfim, não sei se atingi o ponto certo, mas vocÊ deve ensinar a seu filho que Deus não existe pra nos dar uma casa com piscina e dois carros na garagem. Ele acompanha e dirige a nossa evolução de acordo com nosso merecimento...

Felipe Asakura disse...

Na minha opinião, não precisamos pedir... Se estivermos precisando de verdade, tivermos força de vontade e merecermos, conseguimos tudo o que quisermos...

É claro que não adiantará em nada pedir e pedir pra Deus um carro, uma casa, e ficarmos parados esperando tudo isso aparecer como se fosse mágica
Nós precisamos trabalhar (no sentido de ir atrás) do que queremos...

Pedir é apenas uma forma de mostrar que você tem força de vontade pra conseguir algo...

se melhorar estraga disse...

Guliver...
Sempre ensinei meus filhos de acordo com preceitos variados que tomei para mim aqui e acolá. Nunca fui religiosa a ponto de ir à igreja sempre, pois não consigo crer plenamente em tudo oq ouço, pois tudo que me entra aos ouvidos eu sintetiso ao máximo ou do contrário seria fanática como alguns que conheço.
Até mais...
Bjs.

se melhorar estraga disse...

Meu amado Henrique!!! Você é uma pessoa especial e por isso mesmo conseguiu sentir um pouco desse amor sublime como descreveu tão bem em seu post.
Já fiz meditação e confesso que tive pavor.
Eu entendi que o Amor que descreveu era semelhante ao meu. E eu lhe agradeço por tudo.
Com todo meu amor...

se melhorar estraga disse...

Como rimos de todas essas perguntas do Lucas, hein Fê?
Saiba que vc tbém era contestador nessa idade. Lembra porque vc parou de fazer aula de 1º comunhão? rsrsrs
Amo vc!!!!!!

Anônimo disse...

As mães e pais percorrem um caminho engrandecedor... e misterioso para quem não possui filhos.

Porque a mudança na visão do mundo, e a busca por respostas sensatas, é sempre (opinião de alguém que não os possui) delineada a partir dos efeitos possíveis nos filhos, mesmo que inconscientemente.

Me parece que a resposta já veio com seus meninos.

Muito legal seu blog.


Bjos


Cris

se melhorar estraga disse...

Oi Cris, obrigada por ter gostado... me visite sempre, e sinta-se em casa. Bjs